SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38A lógica da interpretação em Lacan: entre o significante-mestre e o Há UmPara-além da histeria...: O gozo feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

SILVA FILHO, Estanislau Alves da. Estruturas de uma clínica nodal em psicanálise: um ensaio preliminar. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.38, pp. 137-145. ISSN 1676-157X.

A proposta deste trabalho é promover a discussão relacionada com os nós - tanto como formalização quanto como clínica - por meio de reflexões e ponderações variadas, sem perpassar as já mais frequentes polêmicas que opõem uma primeira clínica a uma segunda, ou mesmo buscando uma integração entre essas duas. Tampouco interessará resolver o problema, de modo que se perguntas adequadas, capazes de oferecer uma abertura ao leitor, forem conseguidas, o intento deste ensaio já terá sido alcançado. Ou, de uma forma mais humilde: que tal uma conversa ligeiramente descontraída, nem por isso menos responsável, sobre uma possível psicanálise nodal? É o convite que se pretende fazer.

Palavras-chave : Nó borromeano; Psicanálise; Lacan; Topologia; Transmissão.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License