SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Para-além da histeria...: O gozo femininoConceit in weakest bodies strongest works: notas sobre concetti, poética e interpretação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

FARIA, Erika Vidal de  e  STARLING, Dannielle Rezende. Devastação feminina: o que pode uma análise?. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.38, pp. 155-164. ISSN 1676-157X.

O presente texto pretende realizar uma articulação entre os conceitos freudianos e lacanianos acerca da devastação feminina na psicanálise. Freud nomeia a relação problemática de uma mãe e filha como catastrófica, e Lacan, ao retomar os postulados freudianos, diz que se trata mesmo de uma devastação que, para além da relação entre mãe e filha, pode reatualizar-se no campo do amor. Diante disso, esta pesquisa delineia-se diante da pergunta "o que pode uma análise?", com um apontamento de que o dispositivo de análise pode propiciar um lugar privilegiado em que a devastação, esse outro nome para o gozo feminino, possa, de alguma maneira, circunscrever-se. Partindo de alguns autores que se debruçaram sobre essa especificidade da clínica feminina, utilizou-se também de uma vinheta clínica para corroborar a hipótese supracitada.

Palavras-chave : Psicanálise; Feminino; Devastação; Mulher; Mãe; Amor; Análise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License