SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38Marguerite Duras, femme de lettresClinic of psychosis in a custody and psychiatric treatment hospital: on the transfer and the three registers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

SOUSA, Francina Evaristo de. Macondo é lalíngua: ensaio sobre Cem anos de solidão. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.38, pp. 187-198. ISSN 1676-157X.

Este texto é um convite ao leitor para que, junto da autora, hospede-se em Macondo, a cidade fictícia criada pelo Nobel de Literatura Gabriel García Márquez em sua obra Cem anos de solidão. Propõe uma incursão psicanaliticamente orientada por essa obra-prima, na qual a saga de uma família, os Buendías, confunde-se com a fundação e o ocaso de uma cidade. Palavra sem significado, Macondo advém da lalíngua de seu fundador, o patriarca José Arcadio Buendía; é palavra sem sentido, que lhe ocorre em sonho, determina e funda um lugar. É palco, cenário, espaço psíquico no qual sete gerações vivenciam a solidão, significante ao qual a família está condenada, na insistência de fazer a relação sexual existir por meio do incesto, crime cuja punição é o nascimento de um bebê com rabo de porco.

Keywords : Cem anos de solidão; Inconsciente; Lalíngua.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License