SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Macondo é lalíngua: ensaio sobre Cem anos de solidãoPsicanálise na Praça Roosevelt: modalidades de transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

COARACY NETO, Augusto Ribeiro. Clínica da psicose em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico: sobre a transferência e os três registros. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.38, pp. 201-211. ISSN 1676-157X.

Após contextualizar o projeto conjunto entre o Fórum do Campo Lacaniano/São Paulo e um hospital de custódia, apresentamos um caso clínico a respeito de um sujeito de estrutura psicótica. O objetivo dessa transmissão é apontar certos impasses e possibilidades importantes com relação à clínica com a psicose. A forma com que se transmitem esses aspectos é por considerações sobre a transferência e os registros simbólico, imaginário e real, a partir dos quais elaboramos algumas questões. Tratamos da presença do analista como aspecto imaginário da transferência, da inversão da transferência específica aos casos de psicose, da possibilidade da autoria de músicas como um trabalho com o registro real e do trabalho com o delírio como um aspecto simbólico na transferência.

Palavras-chave : Psicose; Hospital de custódia e tratamento psiquiátrico; Instituição; Transferência; RSI.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License