SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Bernard Nominé's ConferencesFrom the fall of the father to the rise of the scoundrel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Stylus (Rio de Janeiro)

Print version ISSN 1676-157X

Abstract

FIGUEIREDO, Ingrid Porto de. A inconsistência do outro e a impossibilidade de universo do discurso no campo lacaniano. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.39, pp. 63-74. ISSN 1676-157X.

Foi com Lacan que a psicanálise deslocou o inconsciente que diz a verdade para a verdade que fala por si mesma. Em seu ensino, a verdade foi situada como causa material diferente da ciência, que a tem como causa formal. Além disso, o lugar da causa é situado a partir sujeito - o sujeito da ciência, criado e foracluído pelo campo científico - em sua articulação com a materialidade do significante, com o objeto α e o campo do gozo, este batizado de campo lacaniano, por ter sido inaugurado a partir dos avanços de Lacan em relação à teoria pulsional freudiana. Então, o inconsciente estruturado como uma linguagem avança para o inconsciente em sua vertente real, trazendo o empreendimento lógico de demonstrar a inconsistência do Outro e a impossibilidade de universo do discurso.

Keywords : Verdade; Causa; Gozo; Inconsistência; Discurso.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License