SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39O fora do corpo: impasses entre a holófrase e a letraO que passou? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Stylus (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 1676-157X

Resumo

ORTOLAN, Maria Lúcia Mantovanelli; SEI, Maíra Bonafé; BEZERRA, Paulo Victor  e  VICTRIO, Kawane Chudis. Possibilidade da psicanálise no serviço de plantão psicológico: um lugar de retificação subjetiva. Stylus (Rio J.) [online]. 2019, n.39, pp. 147-158. ISSN 1676-157X.

O plantão psicológico é um espaço de escuta e acolhimento da experiência do sujeito, a fim de clarificar sua demanda. Almeja-se aqui refletir sobre essa modalidade. A aproximação entre o plantão psicológico - uma modalidade de atendimento psicológico da pós-modernidade - e a psicanálise nas instituições interroga o atendimento de plantão como um dos tempos do tratamento psicanalítico: a retificação subjetiva. A terapêutica em plantão, com o auxílio de alguns dispositivos analíticos, tais como o convite à associação livre, pode possibilitar ao sujeito, para além de se queixar, também demandar, clarificando uma demanda de análise. Assim, o plantão apresenta-se como uma possibilidade de porta de entrada para uma análise psicanalítica.

Palavras-chave : Plantão psicológico; Psicanálise; Escuta psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License