SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Arte visionária e surrealismo: estabelecendo relações comparativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versión On-line ISSN 1679-0383

Resumen

CAVAGGIONI, Ana Paula Magosso; OLIVEIRA, Michelle Cristine Tomaz de  y  BENINCASA, Miria. Metodologia IRDI nas creches: relato de experiência na rede pública e privada. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 05-20. ISSN 1679-0383.

Houve um aumento significativo no número de crianças de 0 a 3 anos que frequentam Centros de Educação Infantil (CEIs), o que torna fundamental a análise das consequências da coletivização precoce no desenvolvimento subjetivo das crianças. Este artigo descreve a experiência de acompanhamento de educadoras de bebês de 0 a 18 meses de idade, a partir da metodologia IRDI, realizada em dois CEIs: um da rede conveniada e outro da rede privada. O objetivo foi observar o impacto das diferenças encontradas nestas instituições em relação ao ambiente e ao cuidado com os bebês em seu desenvolvimento psíquico. Este artigo é um recorte da pesquisa Metodologia IRDI: uma intervenção com educadores a partir da psicanálise, desenvolvida em 2012 e 2013. Analisaram-se os IRDIs iniciais e finais de 17 crianças acompanhadas nessas instituições, bem como o resultado da Avaliação Psicanalítica aos 3 anos (AP3), articulando estes dados com as diferenças observadas nas duas instituições.

Palabras clave : Creche; IRDI; Desenvolvimento infantil; Psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License