SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Metodologia IRDI nas creches: relato de experiência na rede pública e privadaHomossexualidade e perversão no campo da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

MACHADO, Rômulo Nery Silvério  e  SILVA, Marta Dantas da. Arte visionária e surrealismo: estabelecendo relações comparativas. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 21-34. ISSN 1679-0383.

O presente artigo visa uma breve explanação sobre a Arte Visionária, seu surgimento, algumas de suas características, alguns de seus representantes e suas possíveis relações com a arte surrealista. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresentamos um breve estudo comparando os aspectos formais, temática e fonte de inspiração de representações tidas como surrealistas e outras como visionárias. Compreendemos que o interesse pelo desconhecido é um ponto em comum, e que as divergências entre a Arte Visionária e o Surrealismo estão, sobretudo, relacionadas a valorização do espiritual, por parte da arte visionária.

Palavras-chave : Arte visionária; Espiritual; Surrealismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License