SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Homossexualidade e perversão no campo da psicanáliseA gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina - Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

BELANCIERI, Maria Fatima; RODRIGUES, Kátia Regiane; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho  e  REIS, Verônica Lima dos. Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de histórias. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 53-64. ISSN 1679-0383.

A criança ao ser hospitalizada por longo período de tempo perde o contato com o seu cotidiano, deixando de ir à escola, de brincar, o que poderá afetar suas condições psicoemocionais e sociais. Visando amenizar tais repercussões, diversas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas durante o período de hospitalização, como a contação de histórias, por exemplo. Assim, este estudo teve como objetivo estruturar e avaliar o desenvolvimento de uma proposta de intervenção a partir da Contação de Histórias para pacientes pediátricos hospitalizados. O estudo foi realizado na brinquedoteca de um hospital do interior paulista, a partir de 10 encontros, com duração de 40 a 60 minutos, utilizando-se diversos recursos lúdicos e histórias infantis. Participaram do estudo 50 crianças de ambos os sexos, com idades entre 1 e 13 anos. Os resultados apontaram que a Pedagogia Hospitalar e, especificamente, a Contação de Histórias pode trazer contribuições à instituição hospitalar e as crianças internadas, facilitando o enfrentamento do processo cirúrgico e hospitalização, bem como pode promover uma aproximação com o cotidiano escolar e a aprendizagem.

Palavras-chave : Pedagogia hospitalar; Contação de histórias; Classe hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License