SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Hospital pedagogy: interventions in the pediatric unit from history accountingLegislative agenda of the National Confederation of Industry in the period of the 54th and 55th federal legislature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

SPECK, Raquel Angela et al. A gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina - Paraná. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 65-74. ISSN 1679-0383.

A sociedade moderna vive um modelo de organização política, cultural e administrativa em que a gestão eficiente das instituições públicas adquiriu centralidade e contornos gerenciais. No caso das instituições de ensino não é diferente, na medida em que a gestão escolar também tem sido discutida sob a ótica da qualidade e da eficiência. No contexto de desenvolvimento e evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, a administração destas instituições requer pessoas que possam utilizar informações gerenciais para tomar decisões ágeis, assertivas, de qualidade e baixo custo. Tais requisitos quanto ao trato das informações podem ser alcançados mais facilmente quando se utilizam software gerenciais que automatizam o sistema de informação, monitoramento e controle. Neste artigo, analisamos a aplicação do software livre denominado i-Educar, que auxilia na gestão de informações educacionais, apontando para a viabilidade de sua implantação no município de Palotina, no Estado do Paraná. Após serem apresentadas e analisadas as suas principais características e funcionalidades, conclui-se pela adequação deste sistema à realidade educacional do município, dado a inexistência neste de programas para o planejamento e gestão dos dados educacionais.

Keywords : i-Educar; Software educacional; Gestão educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License