SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de históriasAgenda legislativa da Confederação Nacional da Indústria no período da 54a e 55a legislatura federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

SPECK, Raquel Angela et al. A gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina - Paraná. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 65-74. ISSN 1679-0383.

A sociedade moderna vive um modelo de organização política, cultural e administrativa em que a gestão eficiente das instituições públicas adquiriu centralidade e contornos gerenciais. No caso das instituições de ensino não é diferente, na medida em que a gestão escolar também tem sido discutida sob a ótica da qualidade e da eficiência. No contexto de desenvolvimento e evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, a administração destas instituições requer pessoas que possam utilizar informações gerenciais para tomar decisões ágeis, assertivas, de qualidade e baixo custo. Tais requisitos quanto ao trato das informações podem ser alcançados mais facilmente quando se utilizam software gerenciais que automatizam o sistema de informação, monitoramento e controle. Neste artigo, analisamos a aplicação do software livre denominado i-Educar, que auxilia na gestão de informações educacionais, apontando para a viabilidade de sua implantação no município de Palotina, no Estado do Paraná. Após serem apresentadas e analisadas as suas principais características e funcionalidades, conclui-se pela adequação deste sistema à realidade educacional do município, dado a inexistência neste de programas para o planejamento e gestão dos dados educacionais.

Palavras-chave : i-Educar; Software educacional; Gestão educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License