SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Legislative agenda of the National Confederation of Industry in the period of the 54th and 55th federal legislatureMeanings of health care practices in the initiation ritual of candomblé de Ketu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

MOREIRA, Fernanda Barros. A transferência na relação analítica: um retorno a Freud e Ferenczi. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 85-94. ISSN 1679-0383.

O objetivo deste artigo foi fazer um estudo bibliográfico a partir dos textos de Freud e de Ferenczi sobre o fenômeno da transferência na relação analítica, destacando a importância desta como possibilidade de transformação. A transferência possibilita ao paciente reviver afetos inconscientes e, quando a resistência for superada, abre-se uma possibilidade de mudanças profundas. Para Freud, na transferência, o material reprimido pode se tornar consciente, desde que as resistências sejam quebradas. Para Ferenczi, o analista deve dosar a tensão e o desprazer do processo analítico conforme a estrutura do ego do paciente, dando a este o tempo necessário para superar suas resistências. Ambos os autores salientam a dificuldade do manejo da transferência no processo analítico e a importância da análise do psicanalista. A partir da sua própria análise, o analista poderá ocupar a função de espelho essencial no processo de análise.

Keywords : Psicanálise; Transferência; Psicanalista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License