SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Agenda legislativa da Confederação Nacional da Indústria no período da 54a e 55a legislatura federalSignificados das práticas de cuidado em saúde no ritual de iniciação do candomblé de Ketu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

MOREIRA, Fernanda Barros. A transferência na relação analítica: um retorno a Freud e Ferenczi. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 85-94. ISSN 1679-0383.

O objetivo deste artigo foi fazer um estudo bibliográfico a partir dos textos de Freud e de Ferenczi sobre o fenômeno da transferência na relação analítica, destacando a importância desta como possibilidade de transformação. A transferência possibilita ao paciente reviver afetos inconscientes e, quando a resistência for superada, abre-se uma possibilidade de mudanças profundas. Para Freud, na transferência, o material reprimido pode se tornar consciente, desde que as resistências sejam quebradas. Para Ferenczi, o analista deve dosar a tensão e o desprazer do processo analítico conforme a estrutura do ego do paciente, dando a este o tempo necessário para superar suas resistências. Ambos os autores salientam a dificuldade do manejo da transferência no processo analítico e a importância da análise do psicanalista. A partir da sua própria análise, o analista poderá ocupar a função de espelho essencial no processo de análise.

Palavras-chave : Psicanálise; Transferência; Psicanalista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License