SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1The transference in analytical relationship: a return to Freud and Ferenczi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

BARBOSA, Iury Pedro Bento; CALEGARE, Fernanda Priscilla Pereira; NEVES, André Luiz Machado das  and  SILVA, Iolete Ribeiro da. Significados das práticas de cuidado em saúde no ritual de iniciação do candomblé de Ketu. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.1, pp. 95-112. ISSN 1679-0383.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os significados sobre práticas de cuidado em saúde dentro dos rituais iniciatórios nos terreiros de candomblé de Ketu produzidos por pais/mães de santo de Manaus/AM, a fim de problematizar práticas não hegemônicas de cuidado em saúde, bem como reconhecer a legitimidade desses processos. Foram utilizadas, como instrumento de produção de dados, entrevistas semiestruturadas, das quais participaram quatro pais/mães de santo do candomblé de raiz Ketu. O estudo está ancorado no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados explicitam os significados dos pais/mães de santo considerando a dimensão histórica do cuidado em saúde no ritual de iniciação. Foram categorias semânticas trazidas pelos participantes: as ideias de contaminação e transmissão como reflexos de perspectivas higienistas; compreensão da importância do sangue como sendo elemento tanto de axé quanto de contaminação; a responsabilidade do pai de santo no processo de cuidado e de possíveis contaminações; o cuidado com as representações sociais acerca da casa de santo, com foco nas questões de contaminação e cuidado. Os significados construídos pelos participantes expressam-se de maneiras múltiplas e complexas, demandando que se tenha um olhar apurado acerca da religiosidade de matriz africana e a sua inserção social, marcada por tensões que podem contribuir com avanços para a sua compreensão, no campo religioso, de saúde e da ciência.

Keywords : Saúde; Significado; Cuidado em saúde; Candomblé; Religiões afro-brasileiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License