SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Considerações sobre o assédio moral como fator contribuinte para os episódios depressivos no trabalho: a violência velada e o adoecimento mental do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

YAMASHITA BIASI, Evelyn  e  DOS SANTOS THOME, Gabriela. Limitações físico-laborais e sofrimento psíquico: o atendimento psicológico a sujeitos que vivenciam a incapacidade laboral. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.2, pp. 117-128. ISSN 1679-0383.

Este artigo tem como objetivo discutir sobre o atendimento clínico a sujeitos que apresentam limitações físicas, as quais impedem o desenvolvimento laboral e comprometem as relações psicossociais, bem como analisar os efeitos provenientes da incapacidade e do afastamento laboral na vida dos sujeitos acometidos. A técnica utilizada no atendimento psicológico corresponde à Psicoterapia Breve, sob orientação da teoria Psicanalítica e interface com a Psicodinâmica do Trabalho. No decorrer da prática foram realizados atendimentos psicológicos com sujeitos que sofriam limitações físicas decorrentes de mutilações de membros e demais deficiências que limitavam o retorno às atividades laborais e domésticas. Percebemos o uso intenso de mecanismos de defesas egóicas, os quais no decorrer do processo terapêutico foram interpretados e possibilitaram o processo de elaboração frente à condição vivenciada.

Palavras-chave : Incapacidade laboral; Psicodinâmica do trabalho; Atendimento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License