SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Physical labor limitations and psychic suffering: the psychological care for subjects that ensure the labor disabilityThe meaning of work for women after maternity leave: a study with education professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

LAZARO CAMARGO, Mário; DE SOUSA ALMEIDA, Natália  and  GOULART JUNIOR, Edward. Considerações sobre o assédio moral como fator contribuinte para os episódios depressivos no trabalho: a violência velada e o adoecimento mental do trabalhador. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.2, pp. 129-146. ISSN 1679-0383.

O trabalho é um importante elemento constituinte da identidade e subjetividade do ser humano, ao passo que também pode participar dos processos de construção do sofrimento físico ou psíquico decorrentes de demandas que vão além do que o indivíduo pode desempenhar em se tratando de suas potencialidades e limitações, sobretudo se ocorrem num ambiente com pouca de qualidade de vida no trabalho. O presente estudo, realizado mediante levantamento temático na literatura nacional, objetivou discutir a relação do assédio moral praticado nas organizações com eventuais prejuízos à saúde mental do trabalhador, especificamente o episódio depressivo. Com base nos principais indexadores científicos (Scielo, BVS-Psi, PepsiCo e Google Scholar) e a partir dos descritores “assédio moral and depressão”, com delimitação cronológica até julho de 2018, verificamos uma significativa quantidade de textos acerca do tema assédio moral, porém com pouca quantidade de textos correlacionando o assédio moral e os episódios depressivos no trabalho. Nossas considerações finais, contudo, apontam para a íntima relação entre assédio moral e a vulnerabilidade psíquica no trabalhador, e, por isso, propomos algumas ações estratégicas para a atuação da área de Gestão de Pessoas nas organizações, visando a prevenção e combate ao assédio moral.

Keywords : Assédio moral; Episódios depressivos; Saúde do trabalhador; Gestão de pessoas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License