SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The meaning of work for women after maternity leave: a study with education professionalsCritical analysis of the BPSO-96 model of QWL based on A. N. Leontiev’s theory of activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

ALVES DOS SANTOS, Shirley  and  CARNUT, Leonardo. Trabalho, sentidos e saúde mental: percepção de participantes em um projeto para geração de renda. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.2, pp. 159-180. ISSN 1679-0383.

Este estudo objetivou analisar os sentidos do trabalho para os participantes de uma pesquisa-ação denominada “Projeto Geração de Renda” na região metropolitana do Recife/PE com intuito de gerar reflexões em direção ao conceito de trabalho emancipado segundo os princípios da economia solidária. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas não-estruturadas de 8 sujeitos da pesquisa-ação realizada sob a perspectiva freireana de educação popular. Utilizou-se a análise do discurso de Gill, tomando-se como referencial o sentido do trabalho no contexto da Política de Saúde Mental. Observouse que os sentidos encontrados no discurso dos participantes se baseiam em diferentes concepções, sobretudo no sentido do trabalho como sustento das necessidades da sobrevivência humana, e desta maneira, como potencialidade para a reprodução da vida. No entanto, estes sentidos estão no âmbito do trabalho protegido-terapêutico e distanciados do trabalho emancipado. O processo de reabilitação psicossocial para pessoas com experiência na loucura e na perspectiva do trabalho precisa ir além de geração de renda. Quando atrelada ao trabalho emancipado, pode-se pensar que promova a participação democrática e cidadã. Dessa forma, há um terreno fértil para a construção de novas relações consigo e com os outros, pautadas nos princípios do movimento da economia solidária.

Keywords : Saúde mental; Reabilitação psicossocial; Trabalho; Economia solidária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License