SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Work, senses and mental health: perception of participants in a project for income generationThe use of the genogram as an expressive resource and object mediator in group of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

PRACIDELLI, Flavia  and  ROSSLER, João Henrique. Análise crítica do modelo BPSO-96 de QVT a partir da teoria da atividade de A. N. Leontiev. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.2, pp. 181-196. ISSN 1679-0383.

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado cuja metodologia adotada foi a pesquisa teóricobibliográfica, discute criticamente o que se convencionou denominar como Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a partir da teoria da atividade de A. N. Leontiev, tendo como objeto específico de análise o modelo Biopsicossocial e Organizacional (BPSO-96) de QVT. Para isso, revisa o conceito e a história da QVT, bem como apresenta uma síntese das críticas a ela já apontadas por diversos autores. Na sequência, define e analisa o modelo BPSO-96. O intuito é contribuir com os estudos críticos da QVT, demonstrando que se trata de uma estratégia de gestão cujo objetivo velado é o aumento da produtividade do trabalhador, por meio de métodos que manipulam objetiva e subjetivamente os motivos da atividade de trabalho e obscurecem em sua consciência seu sentido alienado. Dessa forma, este artigo visa contribuir para o processo de tomada de consciência dos reais objetivos e consequências dos programas de QVT para a classe trabalhadora, mostrando que, apesar de seu discurso pseudohumanista, esta estratégia de gestão atende prioritariamente aos interesses de maior produtividade da organização.

Keywords : Qualidade de vida no trabalho; Modelo BPSO-96; Teoria da atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License