SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Análise crítica do modelo BPSO-96 de QVT a partir da teoria da atividade de A. N. LeontievUm convite de Allah: experiência etnográfica de uma pesquisadora no campo das religiões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

ZOMPERO SANTOS, Michelle Joanny  e  GOMES, Isabel Cristina. O uso do genograma como recurso expressivo e objeto mediador em grupo de crianças e adolescentes. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.2, pp. 197-212. ISSN 1679-0383.

A prática do genograma familiar demonstra ser uma fonte significativa de investigação sobre as dinâmicas familiares, para além do manifesto, principalmente quando empregado como objeto mediador dentro do espaço de uma sessão terapêutica. Auxilia na descrição das relações familiares, estruturas vinculares, funções e papéis ocupados pelos membros de uma família ou grupo e facilita o acesso à figuração da transmissão psíquica inter e transgeracional. Com o objetivo de compreender como o genograma tem sido empregado em grupo de crianças e adolescentes, incluindo o de irmãos, realizou-se uma revisão narrativa da literatura nas principais bases de dados com as palavras chaves: genograma, grupo e crianças. Os resultados demonstraram que o genograma apresenta-se como um instrumento flexível, criativo, que se adapta a vários referenciais teóricos e contextos a serem utilizados.

Palavras-chave : Genograma; Grupos; Crianças e adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License