SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The use of the genogram as an expressive resource and object mediator in group of children and adolescentsGlobalization and the paradoxal intersection between reflective modernization and peripheral modernization in brazilian society: immunization and refusal of modernity in the case of the Universal Church of the Kingdom of God author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

FUKUMASU DA CUNHA, Vivian; CAMPOS BARBOSA, Francirosy  and  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Um convite de Allah: experiência etnográfica de uma pesquisadora no campo das religiões. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2018, vol.39, n.2, pp. 213-228. ISSN 1679-0383.

A etnografia é uma metodologia qualitativa que busca apreender a maneira de viver e as experiências das pessoas, o que pode beneficiar as pesquisas em torno da religiosidade/espiritualidade (R/E) em comunidades de referência. O objetivo deste estudo foi narrar uma experiência etnográfica de uma pesquisadora da área de R/E em visita a uma mesquita localizada no interior do Estado de São Paulo, discutindo suas impressões e diálogos com seu próprio campo empírico. As estratégias metodológicas utilizadas foram a observação direta e o diário de campo. A experiência etnográfica narrada pode ser útil para adentrar uma realidade de modo a evitar generalizações à primeira vista, exprimindo-a a partir da lente descritiva do pesquisador, de modo a articulá-la com conhecimentos existentes e/ou produzir novos. Em diálogo com a etnopsicologia, destacou-se a importância de manter uma postura de alteridade indispensável, a fim de compreender o universo religioso dos muçulmanos e refletir sobre como a R/E está presente em suas experiências pessoais e comportamentos. Por fim, considera-se que a etnografia não é fruto de uma ida a campo, mas de várias idas e vindas a campo, aos textos e aos diversos universos implicados, no entanto, esse exercício é fundamental ao pesquisador no campo da R/E.

Keywords : Religião; Espiritualidade; Etnopsicologia; Metodologia qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License