SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Internamento E(sca)ncarado: Coexistência da Internação Psiquiátrica e a Rede de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versión On-line ISSN 1679-0383

Resumen

CID, Daren Priscila Tashima; DIAS, Maiango; BENINCASA, Miria  y  MARTINS, Maria Do Carmo Fernandes. Elos entre a psicologia e o trabalho humanizado na saúde: compreensão, formação e práticas. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.1, pp. 05-24. ISSN 1679-0383.

A partir do contexto da Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde, este estudo teve o objetivo de identificar as principais contribuições e as relações teórico-metodológicas da Psicologia para as práticas humanizadas na saúde, na literatura brasileira. Para tanto, foram identificados e analisados, de forma sistemática, artigos completos, publicados em português a partir de 2008, na principal base de dados da área. Após os procedimentos de análise, os resultados reuniram as publicações, oriundas da psicologia e de áreas afins, em três categorias principais: (a) formação profissional, (b) percepções, vivências e sentimentos dos profissionais e (c) características, práticas e representações sociais da atividade. A maioria dos artigos, nas três categorias, critica as perspectivas tradicionais de saúde e clama por mais recursos formativos para os profissionais de saúde, que têm encontrado dificuldades em seus campos de atuação profissional para atingir os modelos preconizados pela (PNH). Do ponto de vista da Psicologia, identificou-se o peso de fenômenos como a empatia e a valorização dos sentimentos e emoções dos pacientes e familiares como ponto central da prática humanizada. Os autores identificaram lacunas e sugerem novos campos para pesquisa e possibilidades de intervenção na área.

Palabras clave : Humanização; Trabalho humanizado; Psicologia e humanização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License