SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Demands a CAPSI of one: what they tell us about children and adolescents in the situation of psychosocial sufferingThe risk of literary reading: questions for the field of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

FAVERO-NUNES, Maria Ângela. Formação na clínica: uma experiência inicial com crianças e famílias orientada pela Psicanálise. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.1, pp. 63-76. ISSN 1679-0383.

A complexidade dos problemas atuais tem impulsionado um constante aprimoramento da formação clínica do estagiário de Psicologia que atende às diversas demandas do sujeito contemporâneo. O presente estudo teórico-clínico pretendeu refletir sobre a formação da atitude clínica do aluno de Psicologia a partir de uma experiência inicial de atendimento grupal a crianças e pais, em modalidade de avaliação/intervenção orientada pela Psicanálise. Utilizou-se material clínico das transcrições, observações e supervisões das sessões ocorridas em uma clínica-escola. As queixas iniciais de problemas de aprendizagem e dificuldades na escola puderam ser ampliadas. Uma insegurança foi inicialmente vivida pelos estagiários diante do encontro com as diversidades e familiaridades, com posterior construção de vínculos dentro do grupo e maior envolvimento dos pais nas dificuldades das crianças. As supervisões permitiram a análise de aspectos inconscientes das relações, transferência e contratransferência, considerando a capacidade negativa implicada no atendimento; o supervisor buscou acompanhar os estagiários na metabolização dessa experiência emocional. Eles puderam aprimorar observações, interligar conhecimentos teórico-técnicos com a prática, construir reflexões sobre a postura profissional e a atitude clínica.

Keywords : Criança; Famílias; Formação profissional; Psicanálise; Psicologia clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License