SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Pesquisa-experiência em educação ambiental: exercícios (eco)lógicos para gestão dos resíduos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

PESTANA, Graziele de Jesus  e  LIMA, Ângela Maria de Sousa. A BNCC do ensino médio no contexto da lei nº 13.415/2017: desafios e perspectivas para as juventudes das escolas públicas. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.2, pp. 147-166. ISSN 1679-0383.

A Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17), implementada por meio impositivo, gerou revoltas e protestos, sobretudo, entre os especialistas em educação, acentuando a tensão entre o governo e os setores da sociedade civil. Dentre as modificações propostas, a que gerou maior insegurança foi a obrigatoriedade de Língua Portuguesa e de Matemática como únicas disciplinas valorizadas nos currículos escolares, enquanto os rumos das demais ficaram a cargo da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, a intenção desse artigo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre a produção acadêmica voltada para o tema, ressaltando as principais críticas dos especialistas em educação, assim como os maiores desafios a serem enfrentados e as perspectivas para o futuro da escola pública. O trabalho foi organizado através da análise documental, da sistematização de relatos de profissionais ligados ao Ensino Médio e à Licenciatura e de pesquisas na literatura especializada. Tanto a literatura acadêmica, quanto a opinião dos especialistas convergem na mesma direção, ou seja, que a Reforma do Ensino Médio aprofundará as desigualdades na Educação Básica e fomentará a desregulamentação da profissão docente, favorecendo as empresas privadas, sobretudo, a educação a distância.

Palavras-chave : Reforma do Ensino Médio; Lei nº 13.145/2017; BNCC; Educação Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License