SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2O exame nacional do “bom” professor sob um olhar reflexivoHá espaço para o ensino de Inglês para crianças no currículo de cursos de Letras Português-Inglês? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

GOMES, Júlio Antônio Moreira  e  CUNHA, Neide de Brito. Percepção do envolvimento parental e o desempenho escolar de crianças do Ensino Fundamental I. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.2, pp. 195-208. ISSN 1679-0383.

Considerando o envolvimento da família na aprendizagem escolar, o objetivo principal deste estudo é o de verificar se há relação entre o envolvimento parental e o desempenho escolar das crianças. Tem ainda, como objetivos secundários, comparar as médias obtidas por escola, por ano escolar, por idade e por sexo. Participaram 112 alunos do Ensino Fundamental I, ambos os sexos, com idades de 8 a 12 anos, do 3º ao 5º ano, de duas escolas públicas de Minas Gerais. Os participantes responderam dois questionários “Questionário sobre avaliação do relacionamento com o pai, na visão dos filhos” e com a mãe, na visão dos filhos. O desempenho escolar foi levantado nas escolas por meio de suas notas nas secretarias das instituições. Os resultados mostraram que somente em relação ao sexo das crianças houve diferenças estatisticamente significativas. Não foram encontradas correlações entre as médias da avaliação do relacionamento com os pais e o desempenho escolar. Esse resultado pode ser o reflexo de que as famílias e a escola não têm agido em conjunto, pela percepção das crianças.

Palavras-chave : Desempenho escolar; Envolvimento parental; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License