SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Percepção do envolvimento parental e o desempenho escolar de crianças do Ensino Fundamental ICall of Cthulhu: a imagem das criaturas lovecraftianas no jogo Dark Corners of the Earth índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

CIRINO, Dayane Rita de Souza  e  DENARDI, Didie Ana Ceni. Há espaço para o ensino de Inglês para crianças no currículo de cursos de Letras Português-Inglês?. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.2, pp. 209-224. ISSN 1679-0383.

Novos contextos de ensino de Língua Inglesa manifestam-se na contemporaneidade. Entre eles, o ensino de Inglês para crianças tem crescido consideravelmente nos últimos anos. No entanto, parece haver uma lacuna na formação de professores de Inglês, já que os Cursos de Letras Português-Inglês preparam professores para ministrar aulas de Inglês para os quatro anos finais do Ensino Fundamental II e para os três anos do Ensino Médio, enquanto que o Curso de Pedagogia tem a finalidade de formar professores para atuarem na Educação Infantil, primeiros quatro anos do Ensino Fundamental I, nas disciplinas do currículo geral, mas não para o ensino dessa língua estrangeira (FERNANDEZ; RINALDI, 2009). Considerando tais constatações, nos perguntamos: a) Poderia ser o Curso de Letras- Inglês o responsável para formar professores de Inglês para crianças?; b) Até que ponto, os currículos dos Cursos de Letras-Inglês estão contribuindo efetivamente para novas práticas em sala de aula? Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise de currículos de dois Cursos de Letras Português-Inglês de Instituições Federais de Ensino localizadas no Sudoeste do Paraná, procurando identificar, caso possível, espaços que possam comtemplar o ensino-aprendizagem de Inglês para a educação infantil.

Palavras-chave : Formação do professor; Currículo; Ensino-aprendizagem de Inglês.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License