SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Há espaço para o ensino de Inglês para crianças no currículo de cursos de Letras Português-Inglês?A mulher no telejornalismo esportivo: ponderações sobre o programa Globo Esporte São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

versão On-line ISSN 1679-0383

Resumo

BITTENCOURT NETO, Levy Henrique. Call of Cthulhu: a imagem das criaturas lovecraftianas no jogo Dark Corners of the Earth. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.2, pp. 225-238. ISSN 1679-0383.

Este artigo tem como objetivo estudar a imagem de três criaturas - Shoggoth, Cthulhu e Dagon - baseadas nos livros do escritor H.P. Lovecraft e presentes no jogo Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth. A abordagem principal é sob a perspectiva das categorias fenomenológicas e a semiótica de C. S. Peirce. Através dos nove tipos de signo e das categorias fenomenológicas de primeiridade, secundidade e terceiridade, fez-se uma análise dos componentes visuais das imagens do jogo, em comparação com os escritos de Lovecraft. Através da análise semiótica, percebe-se que o jogo conseguiu, de maneira bem-sucedida, transpor signos fundamentais presentes na literatura de Lovecraft.

Palavras-chave : Lovecraft; Semiótica; Videogames; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License