SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2The woman in sports telejournalism: weights on the Globo Sport São Paulo Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Semina: Ciências Sociais e Humanas

On-line version ISSN 1679-0383

Abstract

INACIO, Amanda Lays Monteiro. Diagnóstico diferencial em psicanálise: especificidades na prática clínica com um paciente depressivo. Semin., Ciênc. Soc. Hum. [online]. 2019, vol.40, n.2, pp. 255-266. ISSN 1679-0383.

A depressão pode ser considerada como altamente prevalente na população mundial, adquirindo dessa forma uma crescente importância na prática analítica e assumindo a condição de predominância da motivação para a busca de tratamento. Objetiva-se no presente estudo oferecer um breve panorama da complexidade e vastidão do trabalho clínico com pacientes depressivos à luz da teoria psicanalítica e ressaltar a relevância do diagnóstico diferencial nesse contexto. Para tanto, serão utilizados fragmentos e discussões de um caso clínico atendido em uma clínica escola do curso de psicologia. Foram utilizados como aporte teórico conceitos psicanalíticos oriundos da teoria de Freud. Buscou-se enfatizar a relevância do diagnóstico diferencial em situações da prática clínica com pacientes depressivos, considerando as especificidades inerentes a esse tipo de caso, tais como a diminuição da autoestima e a ideação suicida.

Keywords : Depressão; Diagnóstico diferencial; Melancolia; Psicanálise; Psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License