SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Inventory SF-36: Quality of life evaluation of psychology students from Unisal - University Salesiana of Lorena - SPRelations between quality of life and structure of personality in depressed people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

COSTA, Eloisa Helena Araujo da. O uso do desenho da Figura Humana e da Figura Humana com Tema na investigação psicológica do paciente com diabetes em grupo psicoeducativo no contexto hospitalar. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp. 28-57. ISSN 1676-7314.

Este trabalho procura investigar, visualizar e compreender aspectos psicodinâmicos do paciente com Diabetes, inserido no contexto hospitalar do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, por meio da técnica projetiva do Desenho da Figura Humana (DFH) e Desenho da Figura Humana com Tema (DFH-T), baseado nos procedimentos do Desenho-Estória1 com Tema. No primeiro item aborda algumas considerações sobre o Diabetes Mellitus no que diz respeito aos seus aspectos fisiopato-lógicos, a adesão ao esquema terapêutico; bem como, uma das atividades aliadas ao tratamento, que é a educação em diabetes, diante da experiência da formação de um Grupo Psicoeducativo. Paralelamente, faz um estudo da literatura científica, apresentando a relevância do estudo do Diabetes, desde as considerações da medicina psicossomática, passando pela leitura psicodinâmica na avaliação da saúde emocional, e a aplicação de testes e inventários como técnica de investigação, incluindo também a justificativa do uso dos procedimentos do DFH e DFH-T, para alcançar o objetivo proposto pela pesquisa; utilizando para isso o método de estudo de caso, com um enfoque clínico de análise. Em seguida, procura investigar onde e como a técnica projetiva pode auxiliar num contexto tão específico, com análise dos aspectos formais e de conteúdos do material coletado de 02 pacientes participantes do Grupo Psicoeducativo em Diabetes - HC/FMUSP. E finalmente apresenta algumas considerações sobre a necessidade de formulações de mais pesquisas que venham auxiliar o tratamento de uma doença crônica de difícil adesão, como o Diabetes, promovendo a escuta em sua demanda.

Keywords : Diabetes Mellitus; Grupo psicoeducativo; Avaliação psicológica; Desenho da Figura Humana (DFH).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )