SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O uso do desenho da Figura Humana e da Figura Humana com Tema na investigação psicológica do paciente com diabetes em grupo psicoeducativo no contexto hospitalarCambio Psìquico: técnicas e instrumentos de evaluación aplicados a niños que realizan psicoterapia psicoanalìtica grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

RUBIO, Helena. Relações entre qualidade de vida e estrutura de personalidade em pessoas deprimidas. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp. 58-85. ISSN 1676-7314.

O Estudo a seguir refere-se as relações entre depressão e qualidade de vida. Foi aplicado o PRIME, Módulo de Humor para diagnóstico da depressão, tendo sido usado como critério de inclusão; o SF-36 para avaliar a qualidade de vida em pacientes deprimidos; e o desenho da figura humana como técnica projetiva, com o objetivo de verificarmos os aspectos da personalidade desses sujeitos. A amostra foi composta por quatro mulheres e um homem, com idades variando de 38 a 57 anos, sendo que três são casadas, um solteiro e uma viúva. Duas não têm profissão, são do lar, uma é costureira, um autônomo, e uma é operadora de telemarketing. Duas têm instrução do Primeiro Grau completo, uma tem Primeiro Grau incompleto, uma tem Segundo Grau completo e um Terceiro Grau incompleto. Foi empregado o método clínico (estudo de caso). No SF-36, foram avaliados aspectos da capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, aspectos sociais, aspecto emocional, vitalidade e saúde mental. Foi encontrado em todos os sujeitos avaliados pelo SF-36 maior prejuízo nas áreas de capacidade funcional, aspectos físicos, vitalidade e aspecto emocional. Na técnica gráfica também foram observados vários indicadores de depressão. Realizando a comparação entre os resultados dos dois instrumentos, no SF-36 os aspectos mais objetivos e nos desenhos da figura humana mais subjetivos, percebeu-se que de fato existe a presença de aspectos depressivos em ambas, concluindo-se que a qualidade de vida dessas pessoas está realmente, muito comprometida. Necessitam, portanto, de tratamento médico e psicoterápico.

Palavras-chave : Depressão; Qualidade de vida; PRIM-MD.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )