SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1A reabilitação criminal no passado e no presente: uma visão histórico-jurídicaUm estudo sobre os cuidadores familiares de pacientes internados com doenças hematológicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

MONTEIRO, Luciana de Carvalho; CAMARGO, Cândida Helena Pires de  and  TONIOLO, Mônica. Um estudo comparativo sobre o grau de comprometimento nos testes psicológicos de dois irmãos gêmeos univitelinos com esquizofrenia. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp. 110-123. ISSN 1676-7314.

A esquizofrenia é uma doença mental grave caracterizada por uma intensa desorganização de diversos processos mentais, que se manifestam através de sintomas variados. É considerada como uma das mais sérias doenças psiquiátricas e tornou-se, com o desenvolvimento de inúmeras pesquisas acumuladas nas últimas duas décadas, amplamente reconhecida como doença cerebral, sendo que fatores hereditários e ambientais também parecem contribuir para seu aparecimento. O objetivo deste estudo foi o de verificar se os métodos de investigação psicológica poderiam apresentar marcadores que auxiliariam no diagnóstico da esquizofrenia, contribuindo como técnicas complementares para a compreensão do funcionamento mental neste quadro. Através de um estudo comparativo de dois irmãos gêmeos monozigóticos, utilizando as técnicas psicológicas do Questionário Desiderativo e o Desenho da Figura Humana analisado através do Escór de Deterioração do Desenho da Pessoa (Freitas Junior, 1968), foi possível detectar indicadores psicopatológicos comuns ao quadro da esquizofrenia. Neste sentido, este estudo atingiu o objetivo proposto, abrindo um espaço para a experimentação das técnicas psicológicas nos quadros psiquiátricos.

Keywords : Esquizofrenia; Testes psicológicos; Indicadores psicopatológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )