SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1A Comparative Study of The Compromise Stage in The Psychological Tests in Two Monozigotics Twin Brothers With SchizophreniaO risco da negligência: um estudo de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

SA, Maria Clara Nogueira de. Um estudo sobre os cuidadores familiares de pacientes internados com doenças hematológicas. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp. 124-141. ISSN 1676-7314.

O interesse em desenvolver este estudo surgiu através da minha experiência de estágio em psicologia hospitalar na Clínica de Hematologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde tive a possibilidade de acompanhar o processo de internação dos pacientes desta unidade e do acompanhamento de seus cuidadores. Este estudo foi proposto com o objetivo principal de compreender as alterações ocorridas na vida dos cuidadores de pacientes internados com diagnóstico de doenças hematológicas, além de procurar compreender a visão que estes cuidadores têm do processo de internação de seus familiares. O referencial teórico utilizado para conduzir este estudo foi o psicanalítico. Pois busca o significado interno que um determinado fenômeno causa em cada indivíduo. O método utilizado foi o qualitativo, sendo realizada uma entrevista com os cuidadores familiares, com aplicação de um questionário e de um desenho-estória com tema. Na análise qualitativa dos dados obtidos, as respostas foram combinadas com a literatura levantada sobre o tema para permitirem uma compreensão maior das alterações enfrentadas pelos cuidadores, na situação estudada.

Keywords : Cuidador; Família e doença; Câncer e transplante de medula óssea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )