SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Um estudo sobre os cuidadores familiares de pacientes internados com doenças hematológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

VAGOSTELLO, Lucilena. O risco da negligência: um estudo de caso. Psic [online]. 2002, vol.3, n.1, pp. 142-152. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho relata o estudo de caso de uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, vítima de negligência que culminou em bárbara vitimização física (dilaceramento de partes do corpo por mordidas) e sexual praticada com requintes de perversidade, que quase o levou à morte. O estudo psicológico foi realizado por meio do Procedimento de Desenhos-Estórias, Teste de Apercepção Temática e Método de Rorschach. Os resultados indicaram marcadas tendências de passividade e dependência, além de intensa necessidade de cuidado e proteção. A representação da figura materna é passiva, empobrecida e pouco provedora e o ambiente sentido como ameaçador e pouco confiável, merecendo permanente estado de alerta e vigilância. Esta criança parece ter conseguido manter sua integração psíquica às custas de defesas obsessivas, que permitem o controle dos afetos, o contato e o ajustamento à realidade. Algumas características psicológicas detectadas pelos instrumentos de avaliação, tais como insegurança, desconfiança e depressão, foram citadas por Bowlby e Winnicott como conseqüências da negligência materna. A criança, apesar dos severos maltratas sofridos, demonstrou ter recursos psicológicos que possibilitam a manutenção de sua integridade, podendo-se inclusive levantar uma hipótese de resiliência, que deverá ser investigada em estudos futuros (follow up) com a utilização dos mesmos procedimentos.

Palavras-chave : Negligência; Abuso sexual; Maltrato infantil; Técnicas projetivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )