SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O morto e o vivoCefaléia tensional crônica e psicopatologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SANTOS, Manoel Antônio dos; PERES, Rodrigo Sanches  e  BENEZ, Marinella S. Lima. Contribuições do Desenho da Figura Humana para o delineamento do perfil psicológico de um grupo de obesos mórbidos. Psic [online]. 2002, vol.3, n.2, pp. 20-29. ISSN 1676-7314.

Introdução: Nas últimas décadas, a obesidade tem se constituído em grave problema de saúde pública. Entre os fatores etiológicos, o papel desempenhado pelos aspectos psicológicos têm recebido uma atenção crescente, levando à necessidade de um maior refinamento dos procedimentos de investigação da personalidade. Objetivo: com esse intuito, um grupo de dez adultos obesos mórbidos foi submetido a uma bateria de instrumentos de avaliação psicológica em dois momentos distintos: antes e depois de uma intervenção psicológica multidisciplinar. Material e método: o presente estudo focaliza o material oriundo da aplicação do Desenho da Figura Humana (DFH) no momento anterior ao início da intervenção e tem como objetivo delinear o perfil psicológico dos sujeitos. As produções gráficas coletadas foram inicialmente avaliadas em seus aspectos formais, gerais e de conteúdo, utilizando-se para tanto um protocolo sistematizado, e posteriormente interpretadas em função dos critérios de atribuição de significados psicológicos fornecidos pela literatura científica especializada. Discussão: em linhas gerais, os desenhos coligidos indicam que os sujeitos avaliados possuem dificuldades de contenção de impulsos, tendem à imaturidade, passividade, dependência e insegurança, buscam no plano da fantasia as satisfações que não alcançam na realidade e possuem uma imagem corporal permeada por sentimentos de inadequação, inferioridade, descontentamento, baixa auto-estima e inibição. Conclusão: esses dados forneceram subsídios para a condução da intervenção psicológica, direcionando o atendimento no sentido da busca de uma maior conscientização sobre os problemas emocionais vivenciados pelos sujeitos.

Palavras-chave : Obesidade mórbida; Avaliação psicológica; Desenho da Figura Humana; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )