SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Contribuições do Desenho da Figura Humana para o delineamento do perfil psicológico de um grupo de obesos mórbidosAvaliação da Orientação Profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

PETERSEN, Circe Salcides  and  NUNES, Maria Lucia T.. Cefaléia tensional crônica e psicopatologia. Psic [online]. 2002, vol.3, n.2, pp. 30-43. ISSN 1676-7314.

A presente pesquisa buscou investigar a existencia de um padrão de funcionamento mental semelhante nos pacientes examinados. Para atingir esse objetivo utilizamos o referencial teórico da Psicanálise e conceitos oriundos da Escola de Psicossomática de Paris. A amostra foi composta de 30 sujeitos adultos de de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Inventário Multifásico Minesota de Personalidade - MMPI (Hathaway & Mc Kinley, 1971); Inventário de Depressão de Beck - BDI (Cunha, Freitas & Raimundo, 1993) e o Teste de Apercepção Temático - TAT (Murray, 1973). O TAT foi analisado segundo os critérios propostos pelo Laboratório de Psicologia Projetiva de Paris (Shentoub, Chabert & Shretien, 1990). Alguns dos achados mais significativos em nossa amostra são: cefaléia tensional crônica está associada à psicopatologia; dos pacientes examinados, 50% apresentam depressão manifesta e não existe padrão único de estrutura mental, portanto, o sintoma pode estar associado a conflito e/ou déficit. A cefaléia pode ser um sintoma conversivo denotando conteúdo simbólico. No entanto, a conversão pode estar associada a diferentes quadros psicopatológicos. Uma característica comum aos sujeitos investigados é a dificuldade de lidar com fantasmas agressivos. Existem também escotomas precisos ligados a essas representações agressivas intoleráveis, resultando em castração mental e dificuldade de mentalizar esses conflitos. A cefaléia pode, ainda, estar assinalando risco de desorganização progressiva na esfera somática.

Keywords : Psicopatologia; Cefaléia tensional; Depressão; Psicossomática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )