SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Contribuições do Desenho da Figura Humana para o delineamento do perfil psicológico de um grupo de obesos mórbidosAvaliação da Orientação Profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

PETERSEN, Circe Salcides  e  NUNES, Maria Lucia T.. Cefaléia tensional crônica e psicopatologia. Psic [online]. 2002, vol.3, n.2, pp. 30-43. ISSN 1676-7314.

A presente pesquisa buscou investigar a existencia de um padrão de funcionamento mental semelhante nos pacientes examinados. Para atingir esse objetivo utilizamos o referencial teórico da Psicanálise e conceitos oriundos da Escola de Psicossomática de Paris. A amostra foi composta de 30 sujeitos adultos de de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram o Inventário Multifásico Minesota de Personalidade - MMPI (Hathaway & Mc Kinley, 1971); Inventário de Depressão de Beck - BDI (Cunha, Freitas & Raimundo, 1993) e o Teste de Apercepção Temático - TAT (Murray, 1973). O TAT foi analisado segundo os critérios propostos pelo Laboratório de Psicologia Projetiva de Paris (Shentoub, Chabert & Shretien, 1990). Alguns dos achados mais significativos em nossa amostra são: cefaléia tensional crônica está associada à psicopatologia; dos pacientes examinados, 50% apresentam depressão manifesta e não existe padrão único de estrutura mental, portanto, o sintoma pode estar associado a conflito e/ou déficit. A cefaléia pode ser um sintoma conversivo denotando conteúdo simbólico. No entanto, a conversão pode estar associada a diferentes quadros psicopatológicos. Uma característica comum aos sujeitos investigados é a dificuldade de lidar com fantasmas agressivos. Existem também escotomas precisos ligados a essas representações agressivas intoleráveis, resultando em castração mental e dificuldade de mentalizar esses conflitos. A cefaléia pode, ainda, estar assinalando risco de desorganização progressiva na esfera somática.

Palavras-chave : Psicopatologia; Cefaléia tensional; Depressão; Psicossomática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )