SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Cefaléia tensional crônica e psicopatologiaNada será como antes: o discurso do sujeito coletivo hanseniano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MELO-SILVA, Lucy Leal; OLIVEIRA, Josiane Calixto de  e  COELHO, Reginaldo de Souza. Avaliação da Orientação Profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissão. Psic [online]. 2002, vol.3, n.2, pp. 44-53. ISSN 1676-7314.

O presente estudo objetiva avaliar a influência do processo de Orientação Profis-sional no desenvolvimento da maturidade para escolha de carreira em adolescentes que participaram do atendimento em uma clínica-escola. Foram avaliados 63 sujeitos, de 15 a 19 anos, ambos os sexos, estudantes provenientes do ensino médio de escolas públicas (N=27) e particulares (N=36). Utilizou-se a Escala de Maturidade para Escolha Profis-sional (EMEP) como pré e pós-teste. A EMEP é uma escala multifatorial composta de cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade. Os resultados obtidos nas duas avaliações foram compa-rados estatisticamente por meio do teste t de Student e o teste não-paramétrico de Wilcoxon (p = < 0.05) para dados que não pos-suíam distribuição normal. Os resultados do total da amostra mostraram diferença significativa nas dimensões: Determinação, Autoconhecimento, Conhecimento da Realidade, Independência e no Total das subescalas, indicando avanço na maturidade para a escolha da carreira.

Palavras-chave : Maturidade profissional; Avaliação em orientação profissional; Escolha da carreira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )