SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Avaliação da Orientação Profissional no desenvolvimento da maturidade na escolha da profissãoCiúme e crime: uma observação preventiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

NAKAE, Marisa Fumiko. Nada será como antes: o discurso do sujeito coletivo hanseniano. Psic [online]. 2002, vol.3, n.2, pp. 54-73. ISSN 1676-7314.

A hanseníase, apesar de ser uma doença antiga, ainda representa um problema de saúde pública. Segregação e preconceito fizeram parte de seu histórico que, sob influência religiosa, era explicada como punição divina resultante de um pecado. Na década de 60, numa tentativa de desestigmatização, travou-se uma luta para mudança do nome lepra para hanseníase. Este trabalho objetivou a construção dos Discursos do Sujeito Coletivo (DSC) para que assim, pudessem ser acessadas as representações sociais que os pacientes-sujeitos desta pesquisa possuíam em relação à sua doença, bem como verificar a contribuição que o acompanhamento psicológico pode oferecer a esses pacientes. Foram entrevistados sete pacientes em tratamento ambulatorial, e levantando-se dados acerca da história da doença e de vida, foi possível extrair as categorias que compuseram onze DSCs. Por meio da análise desses discursos, foi verificado a força que o estigma possui, fazendo com que, no imaginário coletivo, haja uma mistura entre ciência e crença. Foi observado que, por mais que o paciente tenha acesso às informações técnicas, algo não se encaixa com o que vivencia, há um sentimento de desamparo diante das não-respostas ao corpo que parece não ser mais o seu. Na fala dos sujeitos houve um pedido claro e manifesto da escuta de suas dores psíquicas, assim, o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar torna-se importante na medida em que abre uma saída para esse desamparo, possibilitando que o desconhecido se torne conhecido ao nomear essas não-respostas, permitindo que o paciente se reorganize e se reposicione no mundo e, com isso, construa uma nova história.

Keywords : Hanseníase; Discurso do sujeito coletivo; Representação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )