SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Uma tentativa de correlacionar a psicanálise e a teoria de desenvolvimento de Piaget, como um recurso da clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

PEREIRA, Maria da Paz  e  ALVES, Iraí Cristina B.. O valor preditivo da avaliação psicológica para a alfabetização e o papel da pré-escola. Psic [online]. 2002, vol.3, n.2, pp. 82-94. ISSN 1676-7314.

O objetivo desta pesquisa foi determinar que instrumentos poderiam predizer o sucesso na alfabetização e qual a importância da educação pré-escolar nesse processo. Foram estudadas 62 crianças de 6 anos e 2 meses a 7anos e 10 meses, de ambos os sexos e de duas escolas públicas da cidade de São Paulo. A amostra foi dividida em dois grupos, um de crianças que cursaram a pré-escola e outro de crianças que não cursaram a pré-escola. No início do ano letivo foram aplicados os seguintes testes: Teste Metropolitano de Prontidão, Teste Gestáltico Visomotor de Bender, Desenho da Figura Humana, Bateria Piaget-Head. Ao final do ano letivo foi feita a avaliação do desempenho escolar, por meio de conceitos atribuídos pelas professoras. A análise estatística dos resultados mostra que a experiência de pré-escola foi relevante para diferenciar os resultados dos dois grupos no teste de Prontidão, no Bender, na prova 2 de Head e no Desenho da Figura Humana, assim como preparou adequadamente as crianças para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Palavras-chave : Prontidão para alfabetização; Pré-escola; Psicodiagnóstico; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )