SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Dos laços de sangue aos laços de ternura: o processo de construção da parentalidade nos pais adotivosA importância da avaliação da competência social em educandos com deficiência intelectual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

PERES, Rodrigo Sanches. O desenho como recurso auxiliar na investigação psicológica de crianças portadoras de surdez. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp. 22-29. ISSN 1676-7314.

Durante a realização de um estágio verificou-se que um grupo de crianças surdas vivenciava de forma conflituosa as limitações inerentes a essa condição. Assim sendo, com o intuito de fornecer subsídios para o aprimoramento das estratégias de intervenção desenvolvidas com essa população, empreendeu-se uma investigação psicológica do referido grupo de crianças (6 meninas e 5 meninos, dos 6 aos 12 anos de idade). O instrumento utilizado para tanto foi o HTP, por ser uma técnica projetiva gráfica sensível, reveladora e capaz de superar as dificuldades de comunicação impostas pela surdez. A análise dos desenhos coletados, baseada nos referenciais da literatura, indica que as crianças são marcadas por sentimentos de inadequação e inferioridade, tendem ao isolamento e à introversão e encontram severas dificuldades nos relacionamentos interpessoais. O presente estudo, desse modo, viabilizou a expressão de importantes aspectos do psiquismo das crianças pesquisadas que não encontravam outras formas de enunciação devido às suas restrições sensoriais.

Keywords : Crianças; Surdez; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )