SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Dos laços de sangue aos laços de ternura: o processo de construção da parentalidade nos pais adotivosA importância da avaliação da competência social em educandos com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

PERES, Rodrigo Sanches. O desenho como recurso auxiliar na investigação psicológica de crianças portadoras de surdez. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp. 22-29. ISSN 1676-7314.

Durante a realização de um estágio verificou-se que um grupo de crianças surdas vivenciava de forma conflituosa as limitações inerentes a essa condição. Assim sendo, com o intuito de fornecer subsídios para o aprimoramento das estratégias de intervenção desenvolvidas com essa população, empreendeu-se uma investigação psicológica do referido grupo de crianças (6 meninas e 5 meninos, dos 6 aos 12 anos de idade). O instrumento utilizado para tanto foi o HTP, por ser uma técnica projetiva gráfica sensível, reveladora e capaz de superar as dificuldades de comunicação impostas pela surdez. A análise dos desenhos coletados, baseada nos referenciais da literatura, indica que as crianças são marcadas por sentimentos de inadequação e inferioridade, tendem ao isolamento e à introversão e encontram severas dificuldades nos relacionamentos interpessoais. O presente estudo, desse modo, viabilizou a expressão de importantes aspectos do psiquismo das crianças pesquisadas que não encontravam outras formas de enunciação devido às suas restrições sensoriais.

Palavras-chave : Crianças; Surdez; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )