SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1O desenho como recurso auxiliar na investigação psicológica de crianças portadoras de surdezFormação do psicólogo: a contribuição da orientação profissional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

PEREZ-RAMOS, Aidyl M. Q.; BONIFACIO E SILVA, Maria Ângela; MOREIRA, Sibele Neves  and  FORNAZARI, Silvia. A importância da avaliação da competência social em educandos com deficiência intelectual. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp. 30-41. ISSN 1676-7314.

Ao analisar a avaliação da competência social em alunos com deficiência intelectual, essa contribuição dá continuidade aos estudos que um grupo de psicólogos vem realizando com o Inventário de Competência Social de Gunsburg, conhecido como PAC (Progress Assesment Chart), na APAE de Bauru. Seu objetivo se destina a verificar a importância da competência social, grupal e individual, de 30 alunos, de 3 a 21 anos e de vários graus de deficiência intelectual (termos esses adotados da Associação Inclusão Internacional que congrega as Federações das APAEs, em todo mundo). Os participantes do estudo são divididos em subgrupos de 10, conforme as três escalas do inventário. A partir dessas unidades são realizados cálculos sobre índices sociodemográficos e sobre dados da aplicação das referidas escalas. Os resultados comparativos intra e intergrupos indicam adequados subsídios para um melhor aprimoramento nas diversas áreas da competência social, a fim de facilitar aos alunos estudados sua inclusão no ensino regular ou no mercado de trabalho. Apesar da variabilidade dos achados, é possível detectar o grupo e o educando de per si mais, e também o menos, preparado para essa inclusão, em função do desempenho nas áreas do PAC.

Keywords : Competência social; Deficiência intelectual; PAC; Educação inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )