SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1A importância da avaliação da competência social em educandos com deficiência intelectualSofrimento e perda de sentido: considerações psicossociais e clínicas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

MELO-SILVA, Lucy Leal. Formação do psicólogo: a contribuição da orientação profissional. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp. 42-53. ISSN 1676-7314.

Considerando a importância da avaliação das estratégias utilizadas no ensino superior, este estudo objetiva descrever as contribuições de um estágio profissionalizante em Orientação Profissional em um Curso de Psicologia de uma universidade pública brasileira. Trata-se de um relato de experiência que será apresentado em três partes. Na primeira parte, descrevem-se as disciplinas e os estágios oferecidos na área da Orientação Profissional. A segunda consiste na descrição da prática desenvolvida no Serviço de Orientação Profissional, do método de intervenção e do papel do psicólogo-estagiário. Na terceira parte a aprendizagem dos estagiários é focalizada na visão dos mesmos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da aprendizagem relativa ao treino: (1) no atendimento em grupo com base no referencial de grupo operativo de Pichon-Rivière; (2) na realização de entrevista de triagem; (3) na aplicação e análise do Teste de Fotos de Profissões (BBT - Berufsbilder Test) de Achtnich. Nas considerações finais destaca-se a relevância de estratégias que possam enfrentar os novos desafios colocados para a formação do psicólogo/orientador profissional.

Keywords : Formação do psicólogo; Formação do orientador profissional; Estágio profissionalizante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )