SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Formação do psicólogo: a contribuição da orientação profissionalO amor na relação terapêutica e no processo de cura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

BARUS-MICHEL, Jacqueline  and  CAMPS, Christiane. Sofrimento e perda de sentido: considerações psicossociais e clínicas. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp. 54-71. ISSN 1676-7314.

Jacqueline Barus-Michel apresenta neste artigo considerações a respeito do sofrimento, que é por ela considerado como sendo tanto físico quanto moral. Discute distintas relações entre esse conceito e outros. Inicia abordando as relações entre sofrimento, trauma e violência, depois fala de sofrimento e gozo. Enfatiza o sofrimento existencial, da questão do ser no mundo, estabelecendo a noção de que as religiões e as ideologias são como esponjas de sofrimento face ao questionamento inquieto a respeito do sentido. São também discutidas as relações entre esse tema e a cultura, sendo que o sofrimento é sentido como infelicidade, mal-estar, desordem, injustiça, dependente do meio social e cultural, do sistema de representações e da simbolização, de sua solidez, força e riqueza. A autora aborda dimensão psicossocial, mostrando que aquele que sofre se encontra na confluência da subjetividade e da realidade exterior, do individual e do social, e a injustiça concentra o sofrimento social. Daí temos as comparações entre o sofrimento sociopolítico e o individual, sendo que o sofrimento pode passar de individual a coletivo. Finalmente a autora aborda as alternativas ao sofrimento, afirmando que é necessário encarar o sofrimento como uma expressão do mal-estar do sujeito.

Keywords : Sofrimento; mal-estar; Subjetividade; Dimensão individual; Dimensão social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )