SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O amor na relação terapêutica e no processo de curaAspectos fenomenológicos do psicodiagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

ANGELINI, Sandra Nunes  e  OLIVEIRA, Rejane Veiga. Aplicação do teste verbal Zulliger (forma individual) em pessoas surdas. Psic [online]. 2003, vol.4, n.1, pp. 82-93. ISSN 1676-7314.

Este estudo teve como objetivo investigar a possibilidade da avaliação de pessoas surdas com teste verbal de personalidade. Foi avaliado se existe a necessidade de algumas adaptações das normas e regras de aplicação, bem como do levantamento dos dados do teste e foi investigado a existência de características comuns de personalidade. Participaram deste estudo 10 pessoas surdas, na faixa etária entre 21 e 33 anos, com perdas profundas de audição, filhos de pais ouvintes, cursando ou já tendo cursado o Ensino Médio em Escola Especial ou Regular, com ocupação profissional, freqüentando a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS). Foi utilizado o Teste de Zulliger aplicado individualmente em cada sujeito. Os dados coletados indicaram a viabilidade da aplicação da Técnica de Zulliger em pessoas surdas por um profissional especialista na língua de sinais. No grupo estudado algumas características de personalidade foram evidenciadas, tais como: boa capacidade de produção, necessidade de carinho, afeto e apoio, baixo controle geral sobre seus dinamismos psíquicos e reações afetivo-emocionais, ansiedade situacional e depressão.

Palavras-chave : Surdez; LIBRAS; Teste de Zulliger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )