SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Interesses em adolescentes que procuram orientação profissionalA sexualidade no contexto contemporâneo: permitida ou reprimida? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

ROSA, Helena Rinaldi. R-2: Teste não-verbal de inteligência para crianças - Pesquisa Piloto com crianças da cidade de São Paulo. Psic [online]. 2003, vol.4, n.2, pp. 18-25. ISSN 1676-7314.

O artigo apresenta a pesquisa piloto realizada para proceder à pesquisa de padronização do Teste R-2: Teste não verbal de inteligência para crianças, elaborado por Rynaldo de Oliveira, editado pela Vetor Editora (Oliveira, Rosa & Alves, 2000). A pesquisa teve como objetivo obter dados preliminares sobre o teste R-2 de modo a determinar para que faixa etária o teste era mais adequado e para verificar se a ordem de apresentação dos itens apresentava um grau de dificuldade crescente. A amostra foi constituída de 52 crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos. Os testes foram aplicados individualmente e o material foi composto de 30 cartões, com uma figura incompleta e a partir da qual a criança deveria escolher, entre as alternativas disponíveis, a figura que a completasse. Os resultados indicaram que o teste pode ser empregado na faixa de 5 a 11 anos; os itens necessitam ser reordenados bem como um dos itens deve ter seu desenho alterado.

Palabras clave : Testes psicológicos; Teste R-2; Teste de inteligência não-verbal; Avaliação psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )