SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2R-2: Teste não-verbal de inteligência para crianças - Pesquisa Piloto com crianças da cidade de São PauloPsicologia dos grupos: movimentos de grupo para uma psicologia como ciência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

DALL´AGNOL, Rosângela de Sant´Anna. A sexualidade no contexto contemporâneo: permitida ou reprimida?. Psic [online]. 2003, vol.4, n.2, pp. 26-31. ISSN 1676-7314.

Este artigo enfoca a relevância da reflexão diante da dicotomia constantemente apresentada ao ser humano - ser masculino ou ser feminino - e que lhe exige uma opção muito antes mesmo de ele poder se perceber e sentir. Essa imposição, em muitos casos, impossibilita a vivência da alegria, da pureza e da fantasia que podem (ou poderiam?) caracterizar a aprendizagem de cada sujeito. O entendimento desses aspectos pressupõe trabalhos inter/multidisciplinares que visem a abarcar as contribuições fundamentais nas áreas do conhecimento indispensáveis à compreensão da sexualidade, tal qual Psicologia, Antropologia, Biologia e História, entre outros. Associa-se a esse aspecto a urgência de intensificar a tomada de consciência relativa às relações existentes entre ciência e condição humana, uma vez que as ciências naturais e as ciências humanas têm se desenvolvido sem alcançar uma adequada e necessária integração. Isso acarreta um conhecimento de mundo dissociado de seus habitantes etambém o conhecimento desses homens descontextualizados de seus ambientes.

Keywords : Sexualidade; Ser masculino; Ser feminino; Contemporaneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )