SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Psicologia dos grupos: movimentos de grupo para uma psicologia como ciênciaA criança acidentada atendida no hospital um estudo psicanalítico do imaginário infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

CANDIANI, Deuslira M. de Araújo; DE SOUZA, Ana Maria Reis; CAMILO, Débora  and  CANDIANI, Talitah Michel. Estudo da validade de um método projetivo: Teste de Zulliger - por meio de parâmetros psicométricos. Psic [online]. 2003, vol.4, n.2, pp. 36-43. ISSN 1676-7314.

O presente artigo tem por objetivo comprovar a validade do Teste de Zulliger comparando seus resultados aos do Teste Eqüicultural de Cattell e Cattell (1968). Cinqüenta sujeitos submeteram-se aos dois instrumentos e seus dados pareados foram analisados segundo métodos estatísticos (Wilcoxon Signed Rank Test: Diferença e o Teste de Validade de Diagnóstico) determinando as propriedades sensibilidade, especificidade e acurácia. Os resultados confirmaram a validade do Zulliger ao nível de significância de 0,05 com intervalo de confiança de 95%.

Keywords : Validade e inteligência no teste de Zulliger.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )