SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Estudo da validade de um método projetivo: Teste de Zulliger - por meio de parâmetros psicométricosHisteria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

GRISANTI, Rosangela Sanchez; LANGE, Elaine Soares Neves  and  RIBEIRO, Elen Aparecida. A criança acidentada atendida no hospital um estudo psicanalítico do imaginário infantil. Psic [online]. 2003, vol.4, n.2, pp. 44-55. ISSN 1676-7314.

Os acidentes infantis representam atualmente uma importante causa de mortalidade. Das internações no Hospital Ribeirão Pires, 42,5%, decorrentes de acidentes no ano de 2002, eram com crianças menores de 14 anos. Este trabalho propõe o estudo de alguns determinantes psíquicos que podem estar associados aos acidentes infantis. Como procedimento utilizou-se o Desenho-Estória com Tema com as crianças acidentadas que passaram por atendimento ambulatorial ou estiveram internadas no período de outubro de 2002 a maio de 2003. Dos acidentes, 96,4% ocorreram enquanto as crianças brincavam. Os resultados demonstraram que a combinação dos sentimentos - o desejo de ser cuidado (sentimento de abandono) e a culpa - aparece como causa mais comum que pode levar as crianças a se acidentarem. Os fatores psicológicos não são únicos, porém fazem parte de um conjunto de condições tanto externas quanto internas, relativas à dinâmica desses sujeitos. A criança que se acidenta parece trazer em sua história uma identificação com comportamentos, em que a culpa e a conseqüente reparação estão presentes. A propensão aos acidentes parece reproduzir um desejo inconsciente de aliviar a culpa.

Keywords : Crianças acidentadas; Contexto hospitalar; Psicanálise; Imaginário infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )