SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social e o APOIAR: fundamentos e propostasUm estudo intracultural dos indicadores da relação familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

DA SILVA, Jussara Van De Velde et al. Contribuições do Teste de Relações Objetais de Phillipson para o diagnóstico do funcionamento mental de pacientes com transtorno de pânico. Psic [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 48-65. ISSN 1676-7314.

É um estudo dos aspectos psicodinâmicos de pacientes recomendados à psicoterapia, com hipótese diagnóstica médica F 41.0, referida na CID-10. O estudo tem por ebjetivo analisar os recursos egóicos diante da: separação dos primeiros objetos amados; situação de ameaça e indiferença perante os dados de realidade; qualidade do vínculo emocional com os objetos e suas vicissitudes. É um estudo de caso com participação de cinco pacientes de classe social média, da região metropolitana de São Paulo. Foram avaliados pela entrevista clínica e aplicação das 13 lâminas do Teste de Relações Objetais de Phillipson (TRO). A interpretação das respostas ao TRO seguiu a orientação do autor, acrescida com os estudos de Berstein e Rosa. Na análise das histórias ao TRO constatou-se que na série A, os pacientes não mantém o equilíbrio adaptativo do ego diante da separação do objeto amado, indicando movimentos típicos da constelação esquizoparanóide, com indícios de recuo à posição viscocárica. Os controles egóicos amadurecidos exigidos na série B ficaram recuados, afetando o manejo dos dados da realidade. A síntese dos aspectos emocionais evocados pelas lâminas da série C indicou distorções na apreensão da realidade emocional. Essas dificuldades no mundo psíquico devem ser consideradas na indicação de psicoterapia e evolução clínica.

Palavras-chave : Transtorno de pânico; Teste das Relações Objetais de Phillipson; psicanálise; Klein, M..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )