SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Contribuições do Teste de Relações Objetais de Phillipson para o diagnóstico do funcionamento mental de pacientes com transtorno de pânicoA criança sob a ótica da Psicanálise: algumas considerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

FORMIGA, Nilton S.. Um estudo intracultural dos indicadores da relação familiar. Psic [online]. 2004, vol.5, n.1, pp. 66-71. ISSN 1676-7314.

O objetivo deste estudo é obter a precisão dos indicadores da internalidade da relação familiar. Esse instrumento desenvolvido por Formiga e colaboradores (2003) avalia o grau de importância que o jovem atribui a oito (8) frases e adjetivos para sua boa relação familiar; estes devem ser respondidos numa escala Likert de cinco pontos. Três amostras compuseram o estudo: uma com 490 sujeitos, a segunda com 390 e, por fim, a terceira com 504 jovens da cidade de Palmas, TO. Em todas as amostras os respondentes eram de ambos os sexos e idade entre 11 e 20 anos. A aplicação do instrumento foi coletiva nas salas de aula, garantindo assim o anonimato das respostas. Os resultados confirmaram a existência unifatorial da escala, bem como, sua fidedignidade com alfas acima de 0,80 para as amostras estudadas.

Palavras-chave : Relação familiar; Jovens; Precisão; Escala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )